quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Autoridades e conflitos sociais: chama a polícia?


Com o Cap. PM Evódio e os Alunos PM do 16º BPM - Serrinha (Ba)

Ontem (04.10), estive na cidade de Serrinha (Ba), a convite do Cap. PM Evódio Oliveira, para mais uma vez contribuir na formação dos Alunos PM do 16º BPM, sediando na mesma cidade.
Conversamos por quase duas horas e foi muito interessante dialogar com jovens que estão sendo formados para atuarem como policiais militares. A presença do Cap. Evódio com eles é um alento, pois é um militar que tem a compreensão dos problemas sociais e dos limites da atuação da força policial.
Talvez tenha “embaralhado” as ideias na cabeça de alguns deles (a turma é composta por 30 alunos), mas o objetivo da conversa era exatamente este: fazer com que pensem sobre a realidade do país, compreendam os conflitos com que irão lidar diariamente, não permitir que o sistema os embruteça e, sobretudo, trabalhar sempre com a certeza de que podem, e devem, contribuir para um mundo melhor.
Como não é possível transcrever toda a conversa, eis a apresentação que serviu de roteiro para nossa conversa.

Autoridades e Conflitos Sociais


Um comentário:

Livia disse...

Logo de primeira me chamou a atenção a ausência de mulheres na turma. Talvez, quem sabe, pudéssemos levar o pensamento feminino na construção deste social. E me perguntei, o que levou estes homens e o que leva as pessoas, em sua ampla maioria do sexo masculino a se tornarem PMs? Bom trabalho Sr. Torço para que o leve adiante. Sim, um ao outro.