sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Por que ele ainda incomoda tanto?

Há 42 anos...

[...] cercado pelos rangers bolivianos sob o comando do capitão Gary Prado num lugar acidentado chamado de Quebrada Del Yuro, depois de um tiroteio, Guevara levemente ferido foi aprisionado na escolinha de La Higuera.

No dia seguinte, 09 de outubro de 1967, após uma ordem expedida de La Paz, foi metralhado pelo tenente Mário Terán. [more].

2 comentários:

Milton S. Vasconcellos disse...

olá professor,

acabei de ver e comprar o filme "CHE", uma versão moderna da vida do guerrilheiro argentino,de 2008, Dirigido por Steven Soderbergh e com Benicio Del Toro. Destacou-se para mim nesse filme as cenas relatando as participações feitas por Che na ONU, representando a comitiva de Cuba, dando uma boa mostra dessa parte da história (parte política) que a gente teve pouco acesso.

Além disso, destacou-se tb para mim, trechos no filme em que CHE para admitir novos guerrilheiros, perguntava de plano se sabiam ler e escrever, mantendo nos acampamentos salas de alfabetização para os guerrilheiros. Ressaltando sem pre aos seus pares no filme que não bastam armas, mas sim educação, pois um povo que não sbe ler e escrever, é facilmente dominado.

Talvez por isso ele ainda incomode tanto...

Erivagno disse...

É uma pena que Vossa Excelência tenha falado tão pouco sobre esse homem que reprenta tão muito.